domingo, 24 de janeiro de 2010

‘Ração humana’ contra gordurinhas no Carnaval

A aparência não é das melhores, muito menos o cheiro. O nome então... Mas a ração humana, criada há cerca de três anos no Brasil, venceu o preconceito e conquistou de vez os cariocas neste verão, sejam eles gordinhos, sarados ou apenas curiosos. Afinal, a mistura tem compostos que prometem baixar o colesterol ruim, diminuir os sintomas da menopausa, fornecer proteína, vitaminas e minerais e ainda reduzir o peso em até 10 quilos em um mês. Ufa!

Mas, como qualquer composto alimentar que se preze, este também não faz milagres. “A ração humana é um alimento completo porque tem carboidratos, vitaminas, ácidos graxos Ômega 3, fibras e minerais. Para quem pretende emagrecer, ela deve ser usada como complemento alimentar, aliada a dieta e exercícios regulares. Mas não há contraindicação, desde que seja respeitado o limite de substituir até duas refeições por dia”, explica a nutricionista e ‘personal diet’ Priscila Meirelles.
A atriz Gyselle Soares, 26 anos, provou e aprovou a novidade. Segundo ela, além dos cinco quilos perdidos no primeiro mês, melhoraram também a qualidade de seus cabelos, que passaram a cair menos e a brilhar mais, e das unhas, que já não estão quebradiças. “Eu retenho muito líquido e a ração está me ajudando com isso, era realmente o que eu estava procurando e não conhecia, é incrível”, diz a ex-BBB, que virá no Carnaval como musa da Renascer de Jacarepaguá.

A festa de Momo, aliás, é o motivo que levou nove entre 10 usuários a experimentar a ração neste início de ano, o que explica o boom nas vendas no período (com o grande número de marcas e a possibilidade de a ração ser feita em casa, não há números exatos sobre as vendas, mas fabricantes e lojistas confirmam o aumento). As amigas de infância Fernanda Damásio e Roberta Caliman, ambas de 25 anos, começaram a usar o produto depois de tentar várias dietas desde julho, quando compraram passagens para curtir o feriado em Salvador. Agora, há uma semana consumindo a ração, garantem que já sentem o efeito nas roupas mais largas e depositam na mistura esperança de abalar na Bahia.
“Fazemos dieta desde que nos conhecemos por gente e nunca deu certo. Mas no começo assustava o nome, achava que era igual a ração de cachorro. Não tem nada a ver. Não é gostoso, mas misturo com iogurte e nem dá para sentir”, jura Fernanda.
COMO FAZER:

200 g de gérmen de trigo,200 g de farinha de linhaça,200 g de farelo de aveia,150 g de extrato de soja (sem açúcar)100 g de semente de gergelim (com casca)100 g de quinoa em flocos,50 g de gelatina em pó sem sabo,50 g de levedo de cerveja em pó,50 g de cacau em pó,50 g de farinha de maracujá.

Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador e acondicione a mistura em potes de plástico ou vidro, guardando-os em local seco e arejado.

Nenhum comentário: