sexta-feira, 5 de junho de 2009

Segurança para a malhação


Ao escolher academia, é importante checar se há equipamentos e professores treinados para emergências médicas !!!!
Um desfibrilador, equipamento capaz de restabelecer o ritmo cardíaco, e um professor treinado para usá-lo salvaram a vida de um aluno da academia Velox Fitness, na Lagoa, segunda-feira. Como o Informe do DIA noticiou ontem, ele teve uma parada cardíaca enquanto se exercitava.
O destino do aluno, um médico que teve a parada cardíaca revertida em três minutos, poderia ter sido outro. No estado não há lei que regulamente quais equipamentos uma academia deve ter para esse tipo de emergência médica.
“A preocupação maior do aluno deve ser com a segurança da academia. Não tenho dúvidas de que todas deveriam ter desfibrilador em local acessível e pessoa treinada para usá-lo e dar suporte de vida básico em cada turno de funcionamento. Essas são perguntas que o aluno deve fazer antes de se decidir entre uma academia ou outra”, alerta o diretor-geral do Instituto Nacional de Cardiologia, Marco Antonio de Mattos.
O cardiologista recomenda ainda exame detalhado antes de iniciar exercícios. “A pessoa deve passar por avaliação cardiovascular porque há doenças que aumentam o risco de parada cardiorrespiratória durante exercício físico. Além da investigação da história do paciente, deve ser feito eletrocardiograma e, em alguns casos, um teste de esforço”, afirma.

Nenhum comentário: