sexta-feira, 12 de junho de 2009

OMS eleva o nível de alerta e gripe suína agora é pandemia


Vírus H1N1 já se espalhou por 74 países e Brasil tem 52 casos!!!!!!!

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que o mundo vive uma pandemia de gripe, a primeira do século 21. O organização tomou a decisão de aumentar para 6 o nível de alerta contra a epidemia — o último da escala — devido à expansão geográfica do vírus que já tem transmissão sustentada entre humanos em países fora da América do Norte, a primeira região afetada, como a Austrália, Chile e países europeus.

“Pandemia significa extensão do vírus. Mas um nível de alerta pandêmico não significa que vamos ver vírus mais perigoso ou que muita gente vai cair gravemente doente”, disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. “Para nós, o mais preocupante é que não sabemos como o vírus se comportará nas condições do mundo em desenvolvimento, onde os sistemas de alarme e de atendimento sanitário sofrem graves deficiências”, disse. Chan afirmou que trata-se de uma epidemia moderada, mas admitiu não ser possível prever a evolução da doença, que desde abril já infectou 28.774 pessoas em 74 países, deixando 144 mortos. Essa será a primeira pandemia oficial declarada desde 1968, quando surto de gripe causou a morte de mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo.“O vírus é imprevisível. A gravidade moderada que observamos nesses primeiros dias pode variar por diversos fatores, mas não podemos prever um aumento espetacular de casos mortais”, afirmou Chan.

BRASIL SOB CONTROLE

Após o alerta, o Ministério da Saúde garantiu que, no Brasil, a “situação esta totalmente sob controle”. A ministra interina, Márcia Bassit, afirmou que o anúncio da pandemia “não implicará em mudanças” na estratégia brasileira. “A população pode ficar tranquila. O país esta preparado. O governo continua atento para a vigilância, a elaboração de diagnósticos e tratamento. Continuamos vigilantes em portos, aeroportos e em toda a fronteira”. O Brasil tem 52 casos confirmados em oito estados. Vacina deve ficar pronta em setembro



Nenhum comentário: