quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Reponha suas energias ( Pós-Carnaval)


A Quarta-Feira de Cinzas marca o término do Carnaval e, para quem exagerou, é o início da ressaca e do cansaço. Para amenizar dores e incômodos característicos do abuso de álcool, comida e samba no pé, especialistas dão dicas que ajudam a desintoxicar o organismo e recuperar as energias.
A nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde, aponta que o primeiro passo é beber bastante água e sucos, além de consumir frutas e sopas leves. Ela explica que o líquido é fundamental para curar a ressaca, porque o álcool estimula a maior eliminação de água pelo corpo. Por isso, alerta ela, pessoas que bebem álcool em demasia tendem a ficar desidratadas. Além disso, dizem especialistas, quem bebeu em todos os dias de Carnaval e não se cuidou, pode permanecer com as toxinas do álcool no organismo por cerca de cinco dias.Segundo Flávia, para repor sais minerais, vitaminas e aminoácidos, os foliões devem optar por alimentos como arroz integral, legumes, ervilha, hambúrgueres à base de soja, ricota, pão integral, tomate seco e aveia em flocos. Para beber, a nutricionista sugere suco de clorofila, laranja ou chá verde.“Os alimentos integrais ajudam a desintoxicar o organismo. O chá verde estimula o sistema imunológico e os demais sucos hidratam o organismo e combatem o desgaste físico. Algumas frutas também podem diminuir a sensação de secura na boca, como abacaxi, maçã e uva”, explica.
A nutróloga Tamara Mazaracki explica que os excessos do Carnaval aumentam a quantidade de toxinas no organismo e sobrecarregam o fígado. Segundo ela, após os dias de folia, evitar comidas pesadas, frituras e carnes vermelhas vai ajudar o órgão a trabalhar melhor. Ainda segundo Tamara, foliões que apresentarem diarréia podem recorrer ao suplemento de carvão ativado, disponível em farmácias.

Nenhum comentário: