terça-feira, 28 de outubro de 2008

SP vai usar células-tronco da barriga em cirurgias cardíacas

O Estado de São Paulo vai usar, pela primeira vez no Brasil, células-tronco extraídas da gordura da barriga em cirurgias cardíacas. O objetivo é testar o procedimento para recuperar músculos de corações lesionados em razão de infartos.
Desenvolvido pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em parceria com o Instituto Ludwig, o trabalho tem como expectativa retirar da gordura uma quantidade maior de células, o que pode aumentar as chances de sucesso do tratamento. Atualmente são desenvolvidas experiências semelhantes no país apenas com células tronco de medula óssea.
Cerca de 200 pacientes entre 40 e 75 anos serão envolvidos no estudo. São pessoas que precisam passar por uma ponte de safena em razão de lesões coronarianas e do enfraquecimento do músculo cardíaco. Metade dos pacientes fará a cirurgia convencional e a outra metade receberá a injeção da célula tronco no coração.
“Nossa expectativa é que a célula-tronco se transforme em vasos sangüíneos e em células cardíacas, auxiliando a aumentar a força do batimento na parede do coração que estava parada”, afirma o médico Marcelo Sampaio, responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular do Dante.
As cirurgias experimentais deverão começar já em novembro. Segundo o cardiologista, a retirada de células-tronco da barriga é um processo simples, que pode ser feito juntamente com a cirurgia.
Fonte: COREN-SP

Nenhum comentário: